MEMÓRIA: DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA HIV SIDA



Não podia deixar de escrever sobre esta data, sobre esta temática! Este é, sem dúvida, algo que marca e me marcara de forma especial. E hoje fui vagueando a minha memória buscando tempos de adolescência e principio do meu activismo. Dediquei-me a reflectir o que terá mudado desde que se fala desta doença.
Penso que faz agora 12 anos, ou mais, desde que envolvi com esta questão. Na ocasião foi apenas para responder ao desafio lançado pelos professores, procurando pessoas para representar Liceu de Bissorã, no concurso promovido pela ADPP - Ajuda de Povo para Povo, era regional (Região de Oio) e envolvia três áreas - a saber Poesia, Desenho e Canto - lá acabei contra a minha vontade participar na categoria de Poesia. Não é importante mas acabei por ganhar o concurso.
O que aconteceu de melhor nesta história e que constitui a minha memória é a digressão que se seguiu depois da vitória, participando em programa de rádios comunitárias e teatros para sensibilizar comunidades sobre a questão.
Foi, sem dúvida, este o momento do meu despertar para activismo e associativismo, usar melhor de mim em prol dos outros, foi quando experimentei o sabor de voluntariado e cidadania. Vivi a minha adolescência envolvido com esta luta e foi um dos melhores momentos da minha vida.
E se posso afirmar que existe um momento em que comecei a escrever e reconhecer poesia como interesse foi neste "acto forçado" de representar a escola.
O tempo passa, hoje já não estou mais envolvido com esta temática, continuo colaborando sempre que posso mas já não é tão marcante no meu quotidiano.

E o tempo passa ninguém faz parar esta doença!
O tempo passa e em África, pois, claro morre-se mais deste flagelo!
O tempo passa e as notícias da Guiné-Bissau é assustadora!

O tempo passa e hoje pergunto quantos negócios se fazem por esta doença?
O tempo passa e tudo continua!
Aliás tudo está pior...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PENSAR E AGIR PARA O PAÍS

UM DIA ESCREVEREI SOBRE TI, SOBRE TUDO!

MALAIKA NAKUPENDA MALAIKA