DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL


Sobre a comemoração do Dia da Consciência Negra, no Brasil, e no Mundo em geral tenho ouvido disparates que cheguem. Aqui a minha opinião. Uma opinião baseada nos contactos que tenho com a temática e pessoas que lutam para afirmação desta consciência. 
Parece-me que é importante separar África de Negro, isto é um Negro não se quer afirmar como africano, porque um Brasileiro será sempre um Brasileiro e Negro e quer ser aceite no seu país como tal, por isso é que se chama Dia da Consciência Negra, porque os Negros do Brasil querem que haja consciência e visibilidade quanto a sua presença na sociedade que lhes pertence. É preciso saber que esta data simboliza a Resistência de Zumbi, uma figura ímpar na luta de afirmação de Negros no Brasil.
Considero falsa as questões que se levantam sobre esta data, considero uma forma feia de eludir a realidade  desta questão muito grave.
Mas mais grave ainda é a situação que se passa em Portugal, porque fala-se de uma questão que não se coloca em nenhum lado, portanto estamos perante a invisibilidade institucional. Neste país como em muitos outros nesta Europa em que nos encontramos diluí-se a questão para não tocar em pontos, digo eu, sensível sobre a Drama das Cores da Nação, existem por este Europa fora inúmeros Negros que não são imigrantes nem Descendentes porque desde cedo que muitos ganharam Direito de Pertencer aos países onde nasceram, mas não só... aliás a este propósito e no caso de Portugal lembro de um amigo de São-Tomé que teve que renunciar a Nacionalidade Portuguesa que detinha antes da Independência para ter outra Nacionalidade Portuguesa, está temática foi discutida com a Descolonização? Os africanos que estavam em Portugal, que viviam cá como Portugueses o que foi feito com eles?
Sobre a Consciência Negra ainda me pasmo com a ausência dela, ainda me pergunto quantos de nós não a temos? Diz o meu Amigo brasileiro Deivison "vivo em um país racista, que não tem racistas e que não admite o racismo" eu digo como pode existir racismo se Somos Todos Portugueses e Bem Tratado!

Acontece!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PENSAR E AGIR PARA O PAÍS

UM DIA ESCREVEREI SOBRE TI, SOBRE TUDO!

MALAIKA NAKUPENDA MALAIKA